sábado, 28 de novembro de 2009

KID MORENGUEIRA - MOREIRA DA SILVA


Meus filhos eram pequenos e descobriram um velho K7 com musicas de Moreira da Silva, foi amor a primeira vista. Até hoje (e isso lá se vão 20 anos) eles cantam "O Rei do Gatilho", sabem a letra de cor e salteado. Moreira mesmo se definia como um imitador de malandro, malandro mesmo ele não foi, mas cantou a malandragem como ninguém.

PEQUENA BIOGRAFIA

"Antonio Moreira da Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 1º de abril de 1902, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 6 de junho de 2000. Foi um cantor e compositor brasileiro, também conhecido como Kid Morengueira. Filho mais velho de Bernardino de Sousa Paranhos, trombonista da Polícia Militar, e de Dona Pauladina de Assis Moreira.

Carioca da Tijuca, criado no Morro do Salgueiro, só iniciou os estudos aos nove anos, mas abandonou a escola aos onze anos, quando da morte do pai. Foi empregado de fábricas, tecelagens e chofer de praça e de ambulância. Iniciou a carreira em 1931, com "Ererê é Rei da Umbanda". Em 1992, foi tema do enredo da escola de samba Unidos de Manguinhos. Em 1995, gravou "Os 3 Malandros In Concert", com Dicró e Bezerra da Silva, aos 93 anos de idade. Em 1996, foi tema do livro Moreira da Silva – “O Último dos Malandros”.

Com 98 anos de idade, ainda se apresentava em shows. Suas músicas: “Implorar” (1935); “Jogo Proibido” (1937); “Acertei no Milhar” (1940); “Amigo Urso”; “Fui a Paris”; “Na Subida do Morro”; “O Rei do Gatilho”, onde surge o Kid Morengueira (1962); “O Último Dos Moicanos” (sequência de “O Rei Do Gatilho”)(1963)."
(VELHOS AMIGOS)







Foto: http://www.velhosamigos.com.br

2 comentários:

Edna Costa disse...

Oi minha querida amiga, tudo bem? Sempre passo para ver suas postagens e me encanto, mas essa foi especialmente tocante porque eu gostava demais do Moreira da Silva. Foi bom escutar suas musicas e relembrar um pouco dele. Beijao e continue nos brindando com essas perolas.

Nina disse...

Mãe Do Céu!!!!!
Aonde a Senhora desenterrou isso....
Que saudades.....Ficar lembrando dos tempos de menina eu o Paulinho e o Daniel....Porque nos eramos inseparáveis cantado e fazendo igualzinho como ele cantava...
Aiaia!!!!!!
Saudades da minha infância!!!!
Obrigado Mãe!!!!!

Related Posts with Thumbnails