
A maioria dos historiadores considera o local de nascimento de Anita como Laguna, litoral Sul de Santa Catarina, mas para outros estudiosos ela teria nascido em Lages, na Serra catarinense (isto é motivo de disputa entre as cidades e gera uma simpática rivalidade).
O casal Giuseppe e Anita se conheceram por ocasião da Tomada de Laguna, episódio da Guerra dos Farrapos, onde foi proclamada a República Juliana, com sede em Laguna. Anita abandonou o marido que a maltratava para entregar-se á vida de aventuras junto com o revolucionário. Juntos, eles participaram ainda de revoltas populares no Uruguai e na Itália, por isso são conhecidos como heróis dos dois mundos."
Com a Tomada de Laguna nasce a República Juliana, também conhecida como República Catarinense, foi um estado republicano proclamado dentro do território do atual estado de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembro do mesmo ano. Todo ano, por ocasião do aniversário da Tomada de Laguna é realizada na cidade uma encenação cinematográfica, com a participação de grandes artistas nacionais. Vale a pena ver o espetáculo.

Mas como já disse, Laguna é mais que história, é ecologia. Laguna faz parte do Projeto Baleia Franca que visa proteger esses fantásticos mamíferos.
