quarta-feira, 18 de março de 2009

Laguna SC - Anita Garibaldi, botos e baleias

Eu já andei muito por este país, já vi muitos lugares lindos, mas nenhum me conquistou tanto quanto Laguna, não é por acaso. Em Laguna além de você ver animais marinhos de várias espécies, ter praias maravilhosas e desertas na maior parte do ano, você ainda respira história. Leiam este pequeno trecho do Blog da História:

"Conhecida como a heroína dos dois mundos, Anita Garibaldi foi a esposa e companheira de aventuras do revolucionário italiano Giuseppe Garibaldi. Considerada exemplo de coragem e força feminina.
A maioria dos historiadores considera o local de nascimento de Anita como Laguna, litoral Sul de Santa Catarina, mas para outros estudiosos ela teria nascido em Lages, na Serra catarinense (isto é motivo de disputa entre as cidades e gera uma simpática rivalidade).
O casal Giuseppe e Anita se conheceram por ocasião da Tomada de Laguna, episódio da Guerra dos Farrapos, onde foi proclamada a República Juliana, com sede em Laguna. Anita abandonou o marido que a maltratava para entregar-se á vida de aventuras junto com o revolucionário. Juntos, eles participaram ainda de revoltas populares no Uruguai e na Itália, por isso são conhecidos como heróis dos dois mundos."
Com a Tomada de Laguna nasce a República Juliana, também conhecida como República Catarinense, foi um estado republicano proclamado dentro do território do atual estado de Santa Catarina, em 24 de julho de 1839, e que perdurou até 15 de novembro do mesmo ano. Todo ano, por ocasião do aniversário da Tomada de Laguna é realizada na cidade uma encenação cinematográfica, com a participação de grandes artistas nacionais. Vale a pena ver o espetáculo.



Mas como já disse, Laguna é mais que história, é ecologia. Laguna faz parte do Projeto Baleia Franca que visa proteger esses fantásticos mamíferos.

Ai está o Lucas que não me deixa mentir, esta foto foi tirada no Molhes da Barra de onde se pode avistar muitas baleias na época da procriação, o litoral sul de Santa Catarina é um berçário para esta espécie. Para conhecer um pouco mais e se tornar fã de Laguna como eu, basta assistir a este lindo vídeo feito por artistas da terra.

Um comentário:

Unknown disse...

Mas tu não é fraca não hein muié! Olha eu sou a seguidora mor hehehe fui que colocou a solzinha aí viu hehehehe( ela cklaro sempre quis mas o pc tava com problemas eu dei uma mãozinha!) E depois fui euzinha hehehe e depois será a Nosalai hehehehe! Passarei com calma pra ler isso aqui me interessa muito amiga! Tá uma graça o blog!
beijos

Related Posts with Thumbnails