sábado, 29 de agosto de 2009

Sempre heróico John Wayne em "El Dorado"



EL DORADO (1966)
Directed By Howard Hawks
JOHN WAYNE as Cole Thornton
Starring Robert Mitchum, James Caan,
Arthur Hunnicutt, Paul Fix.......
"El Dorado"
Lyrics by John Gabriel
Music by Nelson Riddle
Song by George Alexander

To sunshine and shadow, from darkness till noon
Over mountains that reach from the sky to the moon
A man with a dream that will never let go
Keeps searching to find El Dorado

So ride, boldly ride, to the end of the rainbow
Ride, boldly ride, till you find El Dorado

The wind becomes bitter, the sky turns to grey
His body grows weary, he can't find his way
But he'll never turn back, though he's lost in the snow
For he has to find El Dorado

So ride, boldly ride, to the end of the rainbow
Ride, boldly ride, till you find El Dorado

My Daddy once told me what a man ought to be
There's much more to life than the things we can see
And the godliest mortal you ever will know
Is the one with the dream of El Dorado

So ride, boldly ride, to the end of the rainbow
Ride, boldly ride, till you find El Dorado



Sempre heróico John Wayne em "El Dorado" e "Chisum"
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de março de 1992


Nenhum ator personificou melhor a imagem do herói do oeste do que John Wayne (Marion Michael Morrison, 26/5/1907-16-6-1979). Ex-jogador de ruby em seus tempos universitários, chegou ao cinema com stunt-man privilegiado pelo seu físico. Foi Raoul Walsh que lhe deu sua primeira chance de aparecer como ator em "Salute" (1929), mas seria o seu maior amigo, John Ford (1895-1973) que lhe daria o primeiro papel principal - no clássico "No Tempo das Deligências" (Stagecoach, 1939).

Em mais de 40 anos de cinema, Wayne fez dezenas de filmes. Era um direitista radical (chegou a financiar e dirigir o mais reacionário filme contra o Vietnã, "Os Boina Verdes", em 1967) e sempre identificou-se aos personagens másculos, heróicos, "cem por cento americanos". Nacionalista ao extremo, produziu e dirigiu também "Alamo" e apesar de repetir sempre o mesmo tipo teve atuações marcantes em filmes como "Depois do Vendaval" (True Grit, 69, de Henry Hathaway).

Campeão de bilheterias, verdadeiro imã para o público que sempre apreciou seu estilo de machão, John Wayne continua a repetir, 13 anos após a sua morte, a sua popularidade agora transferida para as locadoras nos quais a cada mês aparecem filmes por ele estrelados. A Repúblic - via Paris Filmes - dispõe do rico catálogo que tem Wayne em dezenas de produções, desde o clássico "Depois do Vendaval" até o aventuroso "O Rastro da Bruxa Vermelha", lançado há poucos dias. Agora, a CIC Vídeo está colocando nas locadoras um dos bons e vigorosos westerns estrelados por Wayne - "El Dorado", 1966, de Howard Hawks (1896-1977), que é uma espécie de seqüência de "Onde Começa O Inferno" (Rio Bravo, 59) com a mesma temática: xerife enfrenta com pouca ajuda bando de facínoras. Embora constantemente reprisado na televisão, este western classe A, com música de Nelson Riddle e roteiro de Leight Brackett baseado no livro "The Stars In Their Courses" [de] Harry Brown, merece sempre ser revisto. No elenco, destaca-se também Roberto Mitchum, em excelente atuação.

Nos últimos anos de sua vida, John Wayne fez alguns westerns menores - mas nem por isto desprezíveis. Foi o caso de "Chisum" que agora com o subtítulo de "Uma Lenda Americana" está sendo lançado pela Europa Vídeo. Produção de 1968, Wayne contracenava com veteranos do gênero como Ben Hohnson e Forrest Tucker - e intérpretes que acabaram esquecidos (Bruce Cabot, Glenn Corbett, Patricy Knowles, Andre Prine etc.). O produtor foi Andrew Victor McLaglen (filho do ator Andrew, um dos maiores amigos de John Ford e John Wayne) e foi dirigido por Andrew J. Fenaday - que não fez carreira. O roteiro misturou um personagem histórico - o barão latifundiário e dono de rebanhos no Novo México, John Simpson Chisum, no Novo México, com uma lenda do oeste - a luta entre Billy "The" Kid (William H. Honneh, 1859-1881) e seu duelo fatal com Pat Garret, em 15 de julho de 1991. Poucos personagens tem sido tão fantasiados no cinema como "Billy The Kid", e nesta versão uma nova ótica do [célebre] pistoleiro é colocada - em confronto ao capitalismo selvagem que já se estabelecia nas imensas extensões do Novo México na segunda metade do século passado.

Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Veiculo: Estado do Paraná Caderno ou Suplemento: Nenhum Coluna ou Seção: Vídeo/Som Página: 21 Data: 01/03/1992

Um comentário:

Natan Cerqueira disse...

Excelente post! A música de El Dorado sempre me emociona. Mais do que um simples persongagem do cinema, JOhn Wayne personifica valores; valores esses cada vez mais necessários no mundo contemporâneo como o self-made man, o homem que não cede à "sabedoria" da maioria e persegue obstinadamente o objetivo que ele proprio, em sua plena individualidade, decidiu conquistar.

Parabéns pelo blog.

Related Posts with Thumbnails